Voltar

Notícias

Notícias

 

CMP ganha filial em Rio das Ostras e projeto itinerante

Em expansão no Rio de Janeiro, o Clube da Mesa Posta chegou em mais um município carioca. Desta vez, a nova cidade a receber uma filial do CMP é Rio das Ostras, cidade também conhecida como 'Pérola Mais Bela'. A Casa das Meseiras Cristãs, nome da nova filial, será ponto de encontro e referência sobre o universo da mesa posta. A proposta é que a iniciativa fortaleça um trabalho que já vem sendo abordado com mulheres na região.


“Há 2 anos criamos o grupo Meseiras Cristãs, cujo objetivo é compartilhar a palavra de Deus ao redor da mesa, para resgatar valores, criar memórias afetivas, unir famílias e amigos por meio da mesa posta. Inicialmente, as atividades eram desenvolvidas apenas nas igrejas, até que expandimos o projeto no fim de 2018. Na época, realizamos o primeiro evento de meseiras no Shopping Marilea, em Rio das Ostras, e a partir daí não paramos mais”, diz a idealizadora Elizangela França.


A mesa posta sempre esteve presente na vida da fonoaudióloga, um amor que cultiva há 12 anos com sua família e o qual sentia o desejo de dividir com outras mulheres. “Há quatro anos fiz um curso de patchwork e comecei a fazer roupas de mesa, até que isso foi ficando mais forte e cheguei a conclusão de que precisava levar para outros lugares”, conta a anfitriã.


Segundo a carioca, além de promover cursos e workshops, a casa irá incentivar o empreendedorismo feminino e valorizar o trabalho das artesãs locais. “Haverá venda de louças, roupas de mesa, aromatizantes e outros produtos. Queremos priorizar mulheres que ‘põe a mão na massa’, pois temos muitas mulheres trabalhando informalmente na região. Queremos criar esse espaço colaborativo e darmos oportunidades a elas”, garante a profissional, que também almeja promover cursos sobre negócios no local.  


Além do novo espaço físico, as Meseiras Cristãs de Rio das Ostras também realizam um projeto itinerante no qual ‘levam a casa’ para outros lugares. De acordo com Elizangela, na iniciativa, o grupo é convidado a promover workshops em outros locais e até mesmo em outras cidades. A próxima parada será em Búzios, no dia 8 de junho, com o workshop ‘Seja Surpreendente a Mesa, Etiqueta e Mesa Posta’.


Para Elizangela, embora já sejam vistas como referência em Rio das Ostras, a parceria com o CMP vai engrandecer ainda mais o trabalho que realizam. “O Clube da Mesa Posta  é referência e acreditamos que vai agregar mais valor ao nosso trabalho, cuja proposta é a mesma, de ir muito além da mesa posta”, finaliza.


A Casa das Meseiras Cristãs está localizada no centro de Rio das Ostras e, para conferir a programação de eventos, siga a página @casasasmeseirascristãs.